terça-feira, 20 de setembro de 2011

Semana do Folclore:





* O folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios,canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Segunda-feira : Dia 22 de agosto, nós alunos criamos poesias de cordel e fizemos exposições na escola .





Terça-feira : Dia 23 de agosto, o escritor Ernane Reis contou histórias para a grande maioria dos alunos e sorteou algumas de suas obras .




Quarta-feira : Dia 24 de agosto, ocorreu uma palestra com Maria Eunice, presidente de um dos vários grupos de reinado de Carmo do Cajuru .




Quinta-feira : Dia 25 de agosto, estava exposto ao pátio da escola, trabalhos artesanais, sendo todos eles feito a mão . 



Sexta-feira : Dia 26 de agosto, a professora Wanderléia, contou uma lenda incansável, para nós, alunos .


E não parou por ai !!! 

Com a colaboração de todas as turmas, fizemos um banquete no pátio da escola, com algumas comidas típicas do folclore brasileiro .

Livro: Amanhã, quando a guerra começou


Autor: John Marsden




Comentário: Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Livro: O caçador de pipas 


Autor: Khaled Hosseini




Comentário: Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Livro: O fantasma da ópera 


Autor: Gaston Lourex 










Comentário: A história começa com o dia em que os gestores da Opera, MM. Debienne e Poligny irão para a reforma e é dado um desempenho final para marcar o evento. Há grande excitação no vestiário, onde o Espírito Opera é o principal tema de discussão. Várias pessoas afirmam ter visto ele e muitos são da opinião de que ele é, de alguma forma responsáveis ​​pela morte de Joseph Boquet, que é declarada como um suicídio, devido à falta de provas. Outra causa para o excitamento é a descoberta de Christine Daae, uma jovem cantora de ópera que há apenas um ano teve um papel insignificante no Opera. No entanto, quando o vocalista Carlotta tinha adoecido, os gestores Dibienne e Poligny tinha substituído a com Christine para surpresa de todos ea surpresa maior ainda foi o que ela foi um sucesso ainda maior do que seu predecessor.